A Máquina a Vapor é um equipamento capaz de converter energia térmica em energia mecânica. Apesar de indícios de dispositivos que utilizavam vapor para produzir movimento existirem a mais de dois mil anos atrás, sua utilidade prática e comercial veio somente com os motores para bombeamento de água, em minas de metais e carvão, desenvolvidos pelo inventor e engenheiro britânico Thomas Savery (1650-1715) em 1698. Sua popularização comercial sofreu expansão intensa com os aperfeiçoamentos que o inventor britânico Thomas Newcomen (1664 –1729) realizou por volta de 1712, porém seu funcionamento se mostrava eficiente apenas pra bombeamento de água. Com a ampliação da maquinofatura substituindo o trabalho humano, cada vez mais setores industriais demonstravam interesse pelas tecnologias mais eficientes. Foi quando o inventor e engenheiro escocês James Watt (1736 –1819) aprimorou os motores desenvolvidos por Newcomen, melhorando de forma significativa sua eficiência, e expandiu o uso para várias áreas industriais, impulsionando ainda mais a Revolução Industrial ocorrida no século XVIII (KRAS, 2004). A Máquina a Vapor do acervo de experimentos do MINF/UFPA é um equipamento didático utilizado para demonstrar os fenômenos relacionados às transformações de energia e à termodinâmica, além de ser ilustrativa para relatos históricos sobre a Revolução Industrial.

 

FONTE:

CALDAS, J. Museu Interativo da Física da UFPA: Ação educativa com ênfase em divulgação e popularização da História e da Filosofia da Ciência para o ensino de Física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Física. Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.

MINF - UFPA - Av. Augusto Correa, n° 01, Campus Básico do Guamá - Belém - Pará, CEP: 66075-110
Tel.: (91) 3201-7889. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.