A Máquina Eletrostática de Van de Graaff foi desenvolvida pelo físico estadunidense Robert Jemison van de Graaff (1901 –1967) em 1929 e foi uma ferramenta de grande utilidade para as pesquisas dos fundamentos da Física de Partículas, onde as intensas voltagens geradas eram utilizadas para a aceleração de partículas subatômicas a altas velocidades (VAN DE GRAAFF, 1931). A Máquina Eletrostática de Van de Graaff é composta por uma esfera oca de metal colocada sobre uma haste vertical, uma correia móvel e um jogo de polias acionado por um motor elétrico. A superfície da esfera é carregada por meio de uma eletrização por atrito. A Máquina Eletrostática de Van de Graaff do acervo de experimentos do MINF/UFPA é um equipamento de demonstração de diversos conceitos relacionados à Eletricidade, como, por exemplo, tipos de eletrização, polarização, cargas elétricas, além de ser suporte para a construção histórica da física do século XX.
VÍDEOS:
FONTE:
CALDAS, J. Museu Interativo da Física da UFPA: Ação educativa com ênfase em divulgação e popularização da História e da Filosofia da Ciência para o ensino de Física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Física. Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.
Links Relacionados
Artigos em português:
- AMLEF204 Gerador de Van de Graaff. Acervo Museológico dos Laboratórios de Ensino de Física da UFRGS.
- Gerador Van de Graaff a manivela. Acervo Museológico da Física da UFPA.
- A história dos aceleradores no Brasil. John David Rogers Instituto de Física Gleb Wataghin – UNICAMP.
- Gerador Eletrostático Van de Graaff. Laboratório de Demonstrações da UFPA.
- Gerador de Van de Graaff grande. Centro Interativo de Ciência e Tecnologia da Amazônia.
Artigos em outros idiomas:
- A history of the Van de Graaff generator. F. A. Furfari - IEEE Industry Applications Magazine, vol. 11, no. 1, pp. 10-14, Jan.-Feb. 2005.
- Van de Graaff generator. A. J. Martins*, H. M. Pinto University of Minho, Physics Department.
- Van de Graaff Generator for General Laboratory Use. J. G. Trump, F. H. Merrill e F. J. Safford. Review of Scientific Instruments, vol. 9, pp. 398-403 (1938).
- The Electrostatic Production of High Voltage for Nuclear Investigations. R. J. Van de Graaff, K. T. Compton e L. C. Van Atta, Phys. Rev., vol. 43, p. 149 (1933).
Vídeos em português:
- Experimentando: Gerador Van de Graaff VI / Van de Graaff generator VI. Laboratório de Demonstrações - UFPA.
- Experimentando: Ampola de Crookes - Cruz de Malta IV / Crookes tube - Maltese cross IV. Laboratório de Demonstrações - UFPA.
Vídeos em outros idiomas: