As lunetas de Galileu Galilei (1564–1642) constituem instrumentos ópticos pioneiros utilizados por ele para observação astronômica no início do século XVII. Com elas foi possível ampliar objetos distantes, por meio da combinação de lentes divergentes e convergentes, permitindo também registrar astros com detalhes imperceptíveis a olho nu. As primeiras lunetas galileanas passaram por aperfeiçoamentos desde sua montagem inicial, até que, em 1609, Galileu desenvolveu o instrumento que lhe permitiu observar, por exemplo, as luas de Júpiter, as fases de Vênus, peculiaridades de Saturno e manchas solares. O termo "telescópio" (do grego: tēle, "longe", e scopeo, "eu vejo") foi sugerido em 1611 por Federico Cesi (1585–1630), fundador da "Accademia dei Lincei", instituição da qual Galileu fazia parte [1]. O modelo original de 927 mm, fabricado por Galileu, que inspirou esta réplica, consiste em um tubo de madeira revestido em couro vermelho (que com o tempo adquiriu a tonalidade marrom) com detalhes em ouro, contendo uma objetiva plano-convexa e uma ocular bicôncava [1, 2]. Esta réplica foi construída utilizando um tubo de papelão revestido em couro sintético, e as peças de encaixe foram produzidas por meio de impressões 3D. Pertencente ao acervo do MINF/UFPA, esta réplica (com 927 mm de comprimento e 33 mm de diâmetro do tubo base) tem função didática de evidenciar o papel desse instrumento no desenvolvimento da astronomia moderna, contextualizar historicamente o impacto das observações realizadas a partir de 1609, e demonstrar o princípio óptico dos telescópios galileanos.

 

[1] Texto traduzido/adaptado de "Galileo's telescope. Museo Galileo".

[2] Texto traduzido/adaptado de "The How and Why of Precisely Recreating Galileo's Famous Telescopes – Historical Instruments of Science and Technology".

Disponibilizamos a seguir os arquivos utilizados para a confecção deste item:

VÍDEOS:


Links Relacionados

Artigos em Português:

Artigos em outros idiomas:

Vídeos em Português:

 

Vídeos em outros idiomas:

 

MINF - UFPA - R. Augusto Correa, n° 01, Campus Básico do Guamá - Belém/PA, CEP: 66075-110
Tel.: (91) 3201-7889 / (91) 3201-8281. E-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.