Trata-se de um tubo de vidro recurvado cujas extremidades são pequenos reservatórios esféricos contendo diclorometano e com a ausência de ar em seu interior, portanto apenas o líquido e o vapor desse líquido.

Modo de fazer: Mergulha-se a extremidade B no gelo. Como as paredes do tubo de vidro são finas, o reservatório B se resfria, condensando o vapor do diclorometano. Esta condensação faz diminuir ainda mais a pressão, fazendo com que o líquido em A se vaporize condensando-se novamente em B, até que toda a água de A passe para B.

A vaporização do diclorometano pode ocorrer de forma turbulenta (ebulição) e o líquido em A parece ferver. Esta mudança de estado físico de líquido para vapor, rouba calor das pareces da esfera A, que se resfria. Podemos verificar este efeito, colocando as mãos na extremidade A, ou observando a condensação da água do ambiente na sua superfície externa.

VÍDEOS:


Links Relacionados

Artigos em Português:

Artigos em outros idiomas:

Vídeos em Português:

  • Experimentando: Crióforo de Wollaston / Wollaston's cryophorus - Laboratório de Demonstrações - UFPA (YouTube)

Vídeos em outros idiomas:

MINF - UFPA - R. Augusto Correa, n° 01, Campus Básico do Guamá - Belém/PA, CEP: 66075-110
Tel.: (91) 3201-7889 / (91) 3201-8281. E-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.