A Gaiola de Faraday faz parte dos experimentosrealizados pelo cientista britânico Michael Faraday (1791 - 1867) (Fig. 27) em 1836, quando foi demonstrado pela primeira vez o efeito de blindagem de um condutor oco através da construção de uma câmara de metal (FARADAY, 1844). Após levar vários dispositivos, como eletroscópios e velas para iluminação, para dentro da câmara e “carregá-la”externamente, de forma que eram visíveis intensas faíscas na superfície desta, Faraday notou que nenhum dos equipamentosdentro da câmara sofria influência notável do excesso de cargas, demonstrando pela primeira vez o efeito de blindagem eletrostática. A Gaiola de Faraday do acervo de experimentos do MINF/UFPA é constituída por uma base de madeira e uma superfície cilíndrica de metal onde pequenos pedaços de papel metálico são fixados com linhas em sua volta. Quando colocada em contato com uma fonte de eletricidade, a influência do campo elétrico externamente a superfície metálica pode ser observada a partir da repulsão sofrida pelos pedaços de papel metálico.

 

FONTE:

CALDAS, J. Museu Interativo da Física da UFPA: Ação educativa com ênfase em divulgação e popularização da História e da Filosofia da Ciência para o ensino de Física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Física. Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.

MINF - UFPA - Av. Augusto Correa, n° 01, Campus Básico do Guamá - Belém - Pará, CEP: 66075-110
Tel.: (91) 3201-7889. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.