A Garrafa de Leyden é um dispositivo capaz de acumular uma grande quantidade de excesso de carga elétrica por meio do processo de indução e é a invenção precursora dos capacitores utilizados atualmente em circuitos elétricos. A construção é atribuída ao cientista holandês Pieter van Musschenbroek (1692-1761) no ano de 1745, em Leyden, na Holanda, supostamente devido a uma experiência realizada por Andreas Cunaeus e, de forma independente, pelo clérigo, físico e jurista alemão Ewald Jürgen von Kleist (1700 - 1748). O objeto de Musschenbroek era constituído de uma garrafa de vidro com água, conectada em uma máquina eletrostática por meio de fios condutores. Quando colocada em contato com uma máquina eletrostática e, em seguida, encostada em algum objeto, provocava uma grande faísca. A Garrafa de Leyden do acervo de experimentos do MINF/UFPA é constituída por um cilindro de vidro, possuindo uma envoltura de metal em sua metade inferior, contendo pequenos pedaços de papel metálico em seu interior. Esta garrafa também possui uma haste com uma esfera em sua extremidade externa ao recipiente para poder interagir com um objeto eletrizado. Para neutralizar a garrafa é utilizado um bastão com hastes e esferas condutoras nas extremidades.
VÍDEOS:
FONTE:
CALDAS, J. Museu Interativo da Física da UFPA: Ação educativa com ênfase em divulgação e popularização da História e da Filosofia da Ciência para o ensino de Física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Física. Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.
Links Relacionados
Artigos em Português:
- Garrafa de Leiden. Catálogo do Museu de Física da Universidade de Coimbra.
- MLEF087 Jarro de Leyden. Acervo Museológico dos Laboratórios de Ensino de Física - UFRGS.
- A bottle, eine Flashe, une bouteille: três versões para a garrafa de Leiden. Thiago B. Morais, José A.F. Pinto, e Ana P.B. da Silva. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 46, e20230380 (2024).
- Garrafa de Leyden. Secretária-Geral da Educação e Ciência.
- Garrafa de Leiden. Museu Virtual de Ensino de Física - UFOP.
- Bateria eléctrica de doze garrafas de Leyden. Museu da Ciência - Universidade de Coimbra.
- A Garrafa de Leiden em uma perspectiva histórica - Física na Escola, v. 16, n. 2 (2018).
- República das letras, Academias e Sociedade Científicas no século XVIII: a garrafa de Leiden e a ciência no ensino. W. T. Jardim e A. Guerra. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 3, pp. 774-797 (2017).
- Garrafa de Leiden. Laboratório de Demonstrações - UFPA.
Artigos em outros idiomas:
- Leyden jar. Catalogue of the Physic Museum from Coimbra University.
- Leyden jar. Science Museum Group.
- Leyden Jars. SPARK Museum of Electrical Invention.
- Botella de Leyden. Museo IES Coloma.
- Leyden jar on stand. Boerhaave Museu.
- The invention of the Leyden jar. C. Dorsman & C. A. Crommelin. Communication N. 97 from the National Museum of the History of Science, Leyden, Netherlands,1957.
Vídeos em Português:
- Experimentando: Garrafa de Leiden / Leyden jar - Laboratório de Demonstrações - UFPA (YouTube).
- Garrafa de Leyden. Física na Prática.
Vídeos em outros idiomas: