A Lâmpada Incandescente é um dispositivo que produz luz por meio de um filamento aquecido através da passagem de corrente elétrica. O químico e inventor britânico Humphry Davy (1778 –1829) utilizou, em 1802, um fio de platina aquecido devido à passagem de uma corrente elétrica para realizar uma das primeiras demonstrações de luz elétrica. Apesar de a luz incandescente obtida não ter sido intensa e os materiais não possuírem uma durabilidade prática, o experimento realizado por Humphry Davy foi o inspirador de diversas pesquisas que levaram ao desenvolvimento da lâmpada que se conhece atualmente (DAVIS, 2003). Diversos nomes são citados quando se trata da pesquisa que envolve o desenvolvimento da lâmpada, porém, os que mais se destacaram, por terem possibilitado a popularização comercial, foram o físico e químico britânico Joseph Swan (1828 –1914) e Thomas Alva Edison. Em 1880, Thomas Edison obteve sua patente após sucessivos estudos sobre os materiais com maior durabilidade e eficiência para os componentes da lâmpada incandescente (EDISON, 1880). A combinação de um material incandescente eficiente (um filamento de carbono), um estado de alto vácuo internamente ao bulbo e uma alta resistência associada a uma distribuição energética economicamente viável deram a Edison o título de inventor da primeira lâmpada incandescente comercial da história. A Lâmpada de Edison do acervo de experimentos do MINF/UFPA é uma réplica correspondente ao dispositivo desenvolvido por Edison e possui um dínamo associado para geração de energia elétrica. O equipamento é utilizado para a abordagem de conceitos de transferência de energia, Efeito Joule, incandescência, eficiência e consumo energético, além de permitir a apresentação de aspectos históricos do desenvolvimento da luz elétrica.

 

FONTE:

CALDAS, J. Museu Interativo da Física da UFPA: Ação educativa com ênfase em divulgação e popularização da História e da Filosofia da Ciência para o ensino de Física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Física. Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.

MINF - UFPA - Av. Augusto Correa, n° 01, Campus Básico do Guamá - Belém - Pará, CEP: 66075-110
Tel.: (91) 3201-7889. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.