Motores Elétricos são facilmente encontrados nos objetos relacionados ao dia-a-dia atual. Presentes em eletrodomésticos, automóveis, equipamentos de informática e laboratórios, os motores elétricos convertem energia elétrica em energia mecânica. Em 1821, Michael Faraday demonstrou a conversão de energia elétrica em energia mecânica por meio de um experimento que consistia em um fio condutor pendurado de modo que suas extremidades se mantinham livremente mergulhadas em recipientes preenchidos com mercúrio e que possuíam um imã cilíndrico em seu centro. Quando uma corrente elétrica atravessava o fio, este por sua
vez girava ao redor do imã indicando que a corrente gerava um campo magnético ao redor do fio, basicamente transformando eletricidade em energia mecânica por meio de uma indução eletromagnética (VAZ, 2013). Mesmo sem uma utilidade prática clara do experimento para a época, sua importância é destacada devido à sua influência nas pesquisas para o desenvolvimento do motor elétrico como conhecemos hoje. Os Motores Elétricos do acervo de experimentos do MINF/UFPA consistem em três tipos simples de motores em uma mesma base para ilustração de seu funcionamento e para a abordagem da indução eletromagnética: Um motor com duas bobinas, um motor com um imã fixo e bobina livre e um motor com bobina fixa e imã livre.

 

FONTE:

CALDAS, J. Museu Interativo da Física da UFPA: Ação educativa com ênfase em divulgação e popularização da História e da Filosofia da Ciência para o ensino de Física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Física. Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.

MINF - UFPA - Av. Augusto Correa, n° 01, Campus Básico do Guamá - Belém - Pará, CEP: 66075-110
Tel.: (91) 3201-7889. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.