O Telefone foi o primeiro aparelho a permitir uma comunicação por voz de usuários à distância. Antes da invenção dos telefones eletromagnéticos, tubos, cabos tensionados e outros objetos eram utilizados para transmissão de sinais sonoros, como no clássico brinquedo infantil que conecta dois copos por meio de um barbante para transportar o som. Apesar de ainda serem utilizados como forma de comunicação a bordo de algumas embarcações, os telefones acústicos foram substituídos por telefones elétricos e eletromagnéticos. O surgimento de um dispositivo para transmitir sons através de impulsos elétricos derivadas sucessivas melhorias realizadas no telégrafo elétrico e sua invenção foi contestada diversas vezes em ações judiciais. No entanto, as patentes registradas pelo inventor e engenheiro escocês Alexander Graham Bell (1847 –1922) e pelo inventor estadunidense Thomas Alva Edison (1847 –1931) foram efetivadas em decisões judiciais nos Estados Unidos devido ao domínio da tecnologia da telefonia por parte de suas empresas (MERCER, 2006). A popularização do Telefone conduziu ao crescimento acelerado da globalização, transportando informações de modo cada vez mais rápido e impulsionando diversas áreas do mercado mundial. O Telefone do acervo de experimentos do MINF/UFPA é um modelo antigo adaptado didaticamente, constituído por um fone de ouvido, uma caixa acústica e um pequeno circuito, para ilustrar os princípios básicos da transmissão do som por meio de sinais elétricos e permitir a discussão acerca do avanço das comunicações.

 

FONTE:

CALDAS, J. Museu Interativo da Física da UFPA: Ação educativa com ênfase em divulgação e popularização da História e da Filosofia da Ciência para o ensino de Física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Física. Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.

MINF - UFPA - Av. Augusto Correa, n° 01, Campus Básico do Guamá - Belém - Pará, CEP: 66075-110
Tel.: (91) 3201-7889. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.